sábado, 30 de agosto de 2014

Anjos e Demônios


 

                      Para muitas pessoas é difícil aceitar a idéia de que não há anjos nos protegendo nem tampouco demônios visando nos levar às tentações. Na verdade, para muitas pessoas é uma necessidade a crença em entidades que estariam nos protegendo e amparando pois que sem essa crença a idéia de que estamos por nossa conta lhes parece aterradora.  Mas o fato é que os anjos, tal qual lhes foi ensinado, não existem, e foram inventados pela Igreja Católica no Concílio de Nicéia. A verdade é que, do ponto de vista da própria Bíblia, os anjos não tem nada dessas funções de proteção e exercem uma função de "jagunços de Deus", bastando ver que toda vez que Deus precisa matar, punir ou destruir ele nunca enviou demônios e sim anjos para cumprir tal missão. E eu mostrarei o milagre e o santo :  veja sobre quem Deus enviou para expulsar Adão e Eva do Paraíso e guardar a entrada do Éden com uma espada de fogo ;  quem foi enviado para destruir Sodoma e Gomorra, e veja tambem o envio do Anjo Azrael, o Anjo da Morte, para matar os primogênitos do Egito, para obrigar o faraó a libertar os hebreus. Uma das únicas referências associando anjos com proteção está no Salmo 91, onde há uma passagem que diz que  "aos seus anjos dará ordens para que te guardem…"  ou seja, isso de protegerem um ser humano seria  algo que só é feito se for por ordem expressa, já que essa não é a sua atividade principal.
                 Vamos nos concientizar de que durante séculos nos foram contadas bonitas histórias sobre como os anjos são bonzinhos e nos protegem a todo instante, nos livrando de perigos e dando conselhos piedosos.  Ora, se isso fosse verdade ficaria evidenciado o péssimo trabalhos que estariam fazendo.  E todas essas lendas vem da Igreja, que os criou como uma espécie de instrumento de marketing no Concílio de Nicéia.  Pesquise e voce verá isso e muito mais, e verá tambem que os Demônios foram estereotipados para que fossem uma espécie de contraponto aos Anjos, e ambos estariam em luta por nossa causa.
                 Há pessoas que querem e precisam acreditar que temos ao nosso redor anjos, espíritos-guia, guardiões, amparadores, etc.,  seres imateriais cuja missão seria a de nos proteger e emparar, e a esses seres prestam culto e devoção.  Que cada pessoa esteja sempre livre para crer naquilo que desejar e precisar, mas a verdade é que somos seres não-tutelados e nem precisaríamos ter essas entidades nos cercando. O ser humano caminha com as próprias pernas e não é preciso guias e coisas desse jaez.
                 Existem Anjos e Demônios, mas esses não tem absolutamente nada a ver com os conceitos que comumente lhes foram atribuídos, de maneira que Anjos não são do Bem, nem Demônios são do Mal, já que Bem e Mal são conceitos que nós mesmos inventamos e só se aplicam dentro do nosso sistema de crenças, lógica e compreensão. Esses seres são o que são, tem suas funções no Universo como nós temos as nossas, e entre as suas funções não estão as de dar proteção ou de nos conduzir ao inferno.


                                                       Daniel de Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário